PROCESSOS E PROPÓSITOS...
![]() |
Imagem: https://gazetadasemana.com.br/ |
Depois que entendemos a diferença de processos e propósitos, tudo fica mais fácil. Sim, o processo é composto por ações contínuas e muitas das vezes prolongadas; processo é o caminho a ser percorrido. O propósito consiste no que você almeja, é o alvo. Apesar do processo ser o caminho é preciso primeiro traçar um propósito, uma meta; você não pode sair por aí sem rumo, sem saber aonde deseja chegar, o que fazer ou como fazer.
Tem muita gente por aí dizendo que está vivendo o processo, mas que não sabe do quê ou para quê. Se tornou até clichê falar assim, parece bonito, mas vem cá... tu tens algum propósito em mente? Se tu não tens um propósito, sinto informar-lhe: você está fazendo isso da forma errada. Primeiro você coloca uma meta, depois você começa a traçar um caminho para chegar à meta desejada.
Ex: Neste novo ano que se inicia eu quero comprar o meu primeiro carro! Esse é o propósito, comprar um carro. Agora precisamos traçar um caminho até chegar à compra deste carro e isso nós chamaremos de processo. O que farei?... Como farei?... E a partir de então o seu foco será esse e para que esse propósito seja alcançado com êxito vai ser preciso abrir mão de muitas outras coisas, porquê? Por que você tem um proposito! A mesma regra vale para qualquer outro planejamento que desejar fazer.
Não adianta sair por aí dizendo que está vivendo o processo, quando na verdade você só está sem rumo e atrela isso a um tal “processo” sabe-se lá de quê ou para quê. Trace seus propósitos! Sim, propósitos! Você pode ter mais de um, mas comece com aqueles que você sabe que conseguirá alcançar; pode colocar uns mais difíceis também, mas não escolha tantos assim, porque você pode acabar ficando perdido do mesmo jeito, sem saber por onde começar primeiro.
Não se esqueça: processo é o caminho, propósito é o alvo, mas não se vive o processo sem saber o alvo que queremos acertar, portanto, primeiro traça-se o propósito para depois começar a viver o processo. Durante o processo se policie, não se auto sabote!
______________
Por: Elton Trindade.
Comentários
Postar um comentário