ALGUMAS PESSOAS PRECISAM DE TERAPIA, JÁ OUTRAS PRECISAM DE "SEMANCOL"!

Imagem: Google imagens.

As pessoas estão cada vez mais reféns de uma era onde viver de terapia é o correto; quem não é “terapeutizado” parece viver fora de uma espécie de “padrão”. E quando essas pessoas se deparam com pessoas livres, desapegadas, elas as taxam de: “ele ou, ela, precisa de terapia”; então começa uma gama de frases do tipo: “Você já pensou em fazer terapia?” “Você vai ver como você será uma pessoa melhor.” É como se já não existissem pessoas sãs no mundo, que todo mundo está passando por algum tipo de transtorno mental, que não é normal você ser normal, que todo e qualquer sinal de estar consigo mesmo é algo a ser analisado. “Oxe!”

Todo mundo passa por crises e isso é fato! Seja ela existencial ou não; mas daí, chegarmos ao ponto de sairmos por aí taxando quem deveria fazer ou não fazer terapia, já é demais. Conversar é bom, ter um direcionamento sobre como agir diante de determinados sentimentos, sensações, legal, mas isso não significa que necessariamente o outro viva dentro dessa “normalização” do: “Você precisa de terapia!” As vezes o outro só precisa de umas férias mesmo, de dar uma volta na praia, de tomar uma cervejinha, um vinho ou até mesmo tomar distâncias de pessoas tóxicas, cheias de “mimimi”, que se acham no direito de tentar resolver a vida de todo mundo enquanto que a sua está um caos.

Precisamos parar com essa história de que porque o outro está no mundinho dele, ele precisa de terapia, precisa de tratamento, ainda mais quando quem diz que o outro precisa, faz; a pessoa já se acha no direito de sair por aí diagnosticando todo mundo. De fato, estamos vivendo tempos acelerados demais, nesse caso, pôr um freio nas ações e pensamentos resolveria muita coisa e talvez seja isso que a pessoa esteja fazendo enquanto você fica dando um(a) de terapeuta, psicólogo, psiquiatra. A pessoa que se distanciou ou que você não vê nas redes sociais há algum tempo, talvez esteja apenas refazendo suas próprias rotas. Costumo dizer que idade não é sinal de maturidade, mas somente o passar dos anos nos faz enxergar, rever e melhorar em muitos pontos de nossas vidas.

Nada contra quem faz suas terapias de forma sadia, minha preocupação é com aquelas pessoas que enchem a boca para dizer que faz e que a mesma se encontra em dia; me desculpem, mas tem certeza que esse negócio está funcionando? O terapeuta pode morrer de lhe orientar, mas se você não se esforçar para fazer acontecer tem algo que preciso lhe dizer: Você está perdendo seu tempo, o tempo do terapeuta e o seu dinheiro! Se viesse colocando numa poupança teria mais vantagem.

________
Elton Trindade.

Comentários