BEM VINDO 2020...


Foto: Elton Trindade.
A vida é um ciclo que está sempre recomeçando a cada fração de segundo, ou seja, estamos sempre a morrer e a renascer todos os dias, a todo momento e em qualquer lugar do mundo. Porque esperar a segunda-feira para iniciar aquela dieta? Porque presentear somente na data do aniversário? Porque esperar pelo ano seguinte para por em prática aquele projeto? Porque só pedir em namoro amanhã? Porque casar somente no mês de maio? Porque não fazer uma festa com os amigos hoje? Porque não abraçar enquanto ainda temos do lado? Porque não sorrir enquanto ainda se pode? Porque não dançar em meio a chuva que cai? Porque? Porque? Porque?...

Perdemos tanto tempo por tão pouco, que esquecemos dos prazeres que deixamos de viver por não termos tido a coragem de fazer o quanto antes, e aí, ao tentar fazer, na maioria das vezes, chega a ser tarde demais! Parece que chorar o "leite derramado" é mais "fácil" que arriscar viver sem se preocupar com a opinião de quem está do seu lado. Na maioria dos casos, quem está do lado não significa que está torcendo a favor, às vezes eles estão ali apenas torcendo pelo seu fracasso.

Não precisamos de um novo ano para fazer algo novo nas nossas vidas, precisamos mesmo é de atitude, coragem, determinação... Precisamos reaprender a viver e, se por um acaso der aquele frio na barriga com uma pitada de medo, vai assim mesmo. Já dizia um amigo meu: É melhor morrer tentando, que frustrar-se por não ter arriscado!

Os tempos mudaram, algumas linhas de pensamentos também, mas parece que nada aprendemos e continuamos viciados na velha prática do viver, onde as gerações passadas acreditavam que a vida era um eterno nascer, crescer, procriar e morrer. Passar por passar, viver por viver, aceitar tudo como normal e ir embora sem deixar qualquer sinal, um exemplo para quem fica ou, algo que der sentido à vida.

Eu não preciso esperar pela segunda-feira da semana que vem; se eu quiser presentear, eu presenteio no meio de uma feira com pessoas no vai e vem; os meus projetos eu posso começar numa quarta-feira; se eu gostar, eu já peço em namoro sem besteira; pra casar, pode ser numa manhã de sexta-feira; pra festejar eu só preciso ligar um som e dança, pode ser em pé, em cima de uma cadeira; pra abraçar eu abraço até gente de cara feia; pra sorrir, eu estou sorrindo por qualquer besteira; pra cair na gandaia, eu só preciso perder as estribeiras... Afinal de contas, para quê esperar pelo amanhã?... E se ele não chegar?... Em?... E se ele não chegar?... Sinto lhe informar, mas foi você quem perdeu fazendo c* doce ao invés de "zueira"!

TRINDADE, Elton.

Comentários