E aí?... Daqui a pouco já é natal...

Imagem: Elton Trindade.
É minha gente..., mais um natal às portas. “(...) E o que você fez?...” Talvez você esteja com a sensação de que nada mudou, que tudo continua do mesmo jeito, que você não progrediu... Supomos que tudo isso seja verdade e me responda: de quem é a culpa?... Talvez você esteja se sentindo desanimado... Sempre quando o natal vai se aproximando eu sinto uma angustia, mas dessa vez está tudo diferente... o que me toma hoje é aquela sensação de paz, sabe? No meu ultimo texto eu comecei dizendo:

“(...) embora idade não tenha nada a ver com maturidade, somente com o passar dos anos é que a gente vai vendo e aprendendo muita coisa..."

Talvez você precise ser o seu próprio empurrãozinho, o impulso que precisava para que sua vida desse uma guinada de 180°. Sabe aquela história de traçar metas para um novo tempo? – Geralmente fazemos isso quando estamos diante dos fogos de artifício que anunciam a chegada de um novo ano – aquelas metas não saem do papel sozinhas. A pessoa que as determinou precisa ser determinada também, mas infelizmente temos a péssima mania de procrastina-las. Eu preciso fazer uma faculdade, mas se eu não começar hoje eu nunca vou me formar ou, talvez quando isso acontecer eu já tenha perdido dezenas de oportunidades na vida. Acho bonito quem tira um tempo para ir a academia, queria muito começar! Talvez se começasse pelo menos a caminhar isso o instigaria a praticar outras modalidades de exercício físico. Ei, como posso começar a fazer uma encomia na poupança? Quanto dá para você guardar hoje? 20$, guarda os 20$ e mês que vem você tenta guardar um pouco mais. Queria mudar de emprego... Você já se dispôs a procurar?... Tudo é uma questão de determinação, se não há determinação de sua parte, você não pode esperar que chegue muito longe.

Todos os anos o natal vem e o ano muda, e o que você fez? Eu sei que estamos passando por tempos difíceis onde somos acometidos pelo desanimo que surge diante das dificuldades, mas acredite, você não está sozinho. Por mais difícil que pareça, comece a fazer um pouco de cada vez; não espere o momento certo, faça o momento dar certo! Perdoe quem precisa ser perdoado, abrace quem precisa ser abraçado, ame quem precisa ser amado... amanhã pode ser tarde demais e o que lhe restará é o arrependimento de que poderia ter se esforçado. E aí?... Daqui a pouco já é natal...

______
TRINDADE, Elton.

Comentários